RH Humanizado: considerando as pessoas como elas são

A Sociedade 5.0 ou Sociedade Criativa (Imaginação) teve o início de seus estudos no Japão em 2016. Tendo como princípio as Transformações Digitais este novo contexto, trouxe consigo a necessidade de um novo olhar para as pessoas conciliando produtividade e qualidade de vida (LOPES; SOUZA; ZADAIN, 2018).

Neste novo cenário a forma de gestão das pessoas, também exige mudanças nos ambientes organizacionais, tornando fundamental o alinhamento entre as expectativas organizacionais e os empregados.

Diante do cenário que se formou a partir de 2020, com a Pandemia, a exigência de este novo olhar para indivíduo, mostrou-se importante para a obtenção de resultados organizacionais. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2019, já mostrava que 42% dos jovens (18 e 24 anos) entrevistados acreditavam que o segredo do sucesso está em trabalhar com o que se gosta e ainda 39% dos entrevistados atribuíam o sucesso profissional ao equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Estes números demonstram a importância de olhar os profissionais na sua totalidade, considerando que estes, trazem consigo experiências, histórias, necessidades físicas, mentais, intelectuais, emocionais, sociais e financeiras.
Suzana Andrade no livro “O segredo é ser humano”, a autora aponta a humanização como fator chave para a felicidade da equipe, para alcance dos objetivos e uma tomada de decisão mais assertiva. O Estudo da Escola de Engenharia de São Carlos realizado em 2019, mostrou que “empresas humanizadas chegam a ter rentabilidade duas ou mais vezes superior à média das 500 maiores empresas do País. As empresas também alcançam, segundo a pesquisa, uma satisfação 240% superior de seus clientes, além de 225% mais bem-estar entre os colaboradores”.

Neste sentido, o RH humanizado passa a olhar para as pessoas considerando suas histórias, expectativas, necessidades, olha a perspectiva das pessoas além do lucro. Para Rocha (2017) as práticas humanizadas na Gestão de Recursos Humanos têm como princípio:

  • Respeitar a história, o momento de vida e ter empatia pelos empregados;
  • Desenvolver um ambiente agradável e saudável, promovendo o bom relacionamento entre as equipes;
  • Promover uma comunicação de mão dupla, permitindo que o empregado exponha suas expectativas e percepções;
  • Incentivar a melhoria contínua dos colaboradores por meio de práticas de feedback;
  • Promover treinamentos técnicos e comportamentais que visem o desenvolvimento pessoal e profissional.

Sendo assim, é importante focar em ações que promovam o bem estar físico e mental dos empregados, que promova o desenvolvimento e o acolhimento. Para caminhar para uma transformação é fundamental conhecer as pessoas que trabalham na sua organização, ter um ambiente que estimule a comunicação em todos os níveis organizacionais, liderança e gestores comprometidos com pessoas e resultados, benefícios que se alinhem as necessidades dos empregados nas diferentes esferas.


Christiane Drozdek Pereira

Atuo com desenvolvimento humano há 20 anos. Doutoranda e Mestre em Administração. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Tenho como missão desenvolver pessoas e negócios através das pessoas.

E porque faço o que faço? Porque acredito que pessoas apaixonadas pelo que fazem e que conhecem a sua jornada, geram melhores resultados! Fundadora da Significar Gestão e Pessoas.

Gostou? Compartilhe!

Leia também

WhatsApp Image 2024-03-05 at 12.20.07

UMA REFLEXÃO SOBRE ALIENAÇÃO PARENTAL!

RESUMO: As implicações da Alienação Parental são crianças, adolescentes e adultos inseguros,...
WhatsApp Image 2024-03-05 at 10.29.37

REFERÊNCIAS DO LIVRO COLÉGIO SANTA FÉ

Referências do Livro Colégio Santa Fé! Livro: Bíblia Sagrada. Livro: 12 regras...
Miniatura para youtube sobre finanças e planejamento - Alcance suas metas (Youtube Thumbnail) (Post para Instagram (Quadrado)) (3)

Alienação Parental. Será que você pratica este crime sem saber?

Alienação Parental.   Este tema, de maneira atemorizante, tem sido cada vez...